Temer viaja a Portugal para enterro de ex-presidente

Mário Soares tinha 92 anos de idade e morreu no último sábado

Mário Soares tinha 92 anos de idade e morreu no último sábado (foto: EPA)
08:42, 09 JanSÃO PAULO ZBF

(ANSA) - O presidente Michel Temer viaja a Lisboa para participar, na terça-feira (10), do funeral do ex-presidente de Portugal Mário Soares. Uma das maiores personalidades política de Portugal, Soares morreu no sábado (7), aos 92 anos, após mais de 20 dias de internação.

Temer divulgou nota de pesar pela morte do ex-presidente e registrou que o mundo perdeu "um estadista" e "um defensor da democracia e da liberdade".

A previsão é que o presidente embarque para Portugal no início da tarde de segunda-feira (9). Em nota, Temer disse ainda ter recebido com tristeza a notícia da morte de Soares e afirmou que ele foi " figura-chave do Portugal moderno" e "amigo do Brasil".

O governo português decretou luto oficial de três dias, a contar a partir de hoje (9), pela morte de Mário Soares. Lisboa vai receber cerimônias fúnebres de Soares nestas segunda e terça-feiras, que incluirão um velório aberto ao público no Mosteiro de São Jerônimo.

Mário Soares é considerado por muitos um dos grandes nomes da democracia em Portugal. Foi advogado, fundou o Partido Socialista, lutou contra a ditadura de Salazar, foi preso e exilou-se em Paris. Voltou ao país após a Revolução dos Cravos, movimento que derrubou a ditadura.

Conduziu Portugal no processo de adesão à União Europeia, entre outros feitos. De volta a Portugal, foi ministro dos Negócios Estrangeiros, primeiro-ministro e presidente da República.

Funeral

Nestas segunda (9) e terça-feira (10), a cidade de Lisboa, capital de Portugal, terá um esquema especial de trânsito devido ao cortejo fúnebre de Mário Soares, ex-presidente do país e um dos maiores nomes da democracia portuguesa.

O cortejo sairá amanhã da residência de Mário Soares, no Campo Grande, em Lisboa, por volta das 11h. De lá, segue para o Mosteiro dos Jerônimos, passando pela Câmara Municipal da cidade. O corpo de Soares será recebido com honras militares e velado no Mosteiro dos Jerônimos, onde ficará em câmara ardente durante todo o dia. O velório será aberto ao público para visitação.

No dia seguinte, terça-feira (10), o cortejo sairá do Mosteiro dos Jerônimos no início da tarde em direção ao Cemitério dos Prazeres, com previsão de paradas breves em frente ao Palácio de Belém, Assembleia da República, Fundação Mário Soares e sede do Partido Socialista. O enterro será restrito aos familiares.

Fonte: Agência Brasil (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en