Missão da UE faz inspeção em frigoríficos brasileiros

Grupo percorrerá empresas em cinco estados do país

Operação Carne Fraca atingiu os principais frigoríficos do Brasil
Operação Carne Fraca atingiu os principais frigoríficos do Brasil (foto: Ansa)
15:48, 03 MaiSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - Uma missão veterinária da União Europeia está no Brasil para fazer inspeções em frigoríficos de carnes bovina, de frango e suína até o próximo dia 12 de maio. A delegação é formada por seis veterinários que, divididos em três grupos, percorrerão empresas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Na última terça-feira (2), a missão passou o dia no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e recebeu informações sobre as medidas adotadas para garantir a segurança sanitária depois da deflagração da Operação Carne Fraca pela Polícia Federal.

Segundo a PF, frigoríficos pagavam propinas a fiscais do governo para permitir a comercialização de produtos vencidos ou irregulares. Uma das medidas adotadas pelo Ministério da Agricultura foi suspender o certificado de exportação de estabelecimentos que passaram a ser auditados.

De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, a auditoria tem dois objetivos: "obter mais esclarecimentos sobre os desdobramentos da Carne Fraca e realizar a auditoria anual de rotina, que garante a renovação da habilitação dos frigoríficos brasileiros para exportarem à União Europeia". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA