Brasil bateu recorde de pedidos de refúgio em 2017

Venezuelanos lideram número de solicitações

Brasil bateu recorde de pedidos de refúgio em 2017
Brasil bateu recorde de pedidos de refúgio em 2017 (foto: ANSA)
13:17, 12 AbrSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - Um relatório divulgado pelo Ministério da Justiça nesta quarta-feira (11) revelou que o Brasil recebeu 33,8 mil solicitações de refúgio em 2017, a maior marca da história do país.

De acordo com o documento "Refúgio em Números", a maioria dos pedidos foi feita por venezuelanos, com 17,8 mil pedidos. Atualmente, o Brasil possui mais de 86 mil solicitações pendentes.

"A autorização de residência para pessoas de países que fazem fronteira com o Brasil é uma alternativa mais rápida e simples aos venezuelanos que querem morar no nosso país", afirmou Luiz Pontel de Souza, presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

Devido à grave crise econômica e política que assola a Venezuela, mais de 50 mil pessoas já saíram do país e migraram para Boa Vista, capital de Roraima. Estima-se que, diariamente, cerca de 400 venezuelanos entrem no Brasil.

Segundo o relatório, o Brasil reconheceu 10,1 mil refugiados nas últimas duas décadas. Desse total, apenas 5,1 mil permaneceram no território brasileiro, sendo 35% deles sírios, que fugiram da guerra civil no país árabe.
 

Entre os sírios que ficaram no Brasil, 52% moram em São Paulo, 17%, no Rio de Janeiro, e 8%, no Paraná. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA