Brasileiro diretor da FAO recebe prêmio na Itália

José Graziano foi homenageado pela cidade de Forlimpopoli

Brasileiro diretor da FAO recebe prêmio na Itália
Brasileiro diretor da FAO recebe prêmio na Itália (foto: ANSA)
19:39, 06 JunBOLONHA ZLR

(ANSA) - O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, recebeu um prêmio em Forlimpopoli, na Itália.

O brasileiro foi homenageado com o "Prêmio Artusi", concedido a personalidades que se destacam pela originalidade na reflexão sobre a relação entre o homem e a comida. A honraria é dada pela Prefeitura de Forlimpopoli, em memória do escritor de gastronomia Pellegrino Artusi.

De acordo com o Comitê Científico da Casa Artusi, Graziano foi escolhido "por seu trabalho extraordinário desenvolvido para sustentar as comunidades locais, fundado nos conceitos de comida saudável e biodiversidade agrícola e alimentar".

O prêmio já foi entregue pessoas como o economista bengalês Muhammad Yunus, vencedor do Nobel da Paz, em 2001; ao Comitê da Luta contra a Fome na Itália, em 2007; ao ativista ambiental Wendell Berry, em 2008; e ao fundador do movimento Slow Food, Carlo Petrini, em 2016.

Além de diretor da FAO, com sede em Roma, Graziano é criador do programa "Fome Zero", aplicado desde o governo Lula para enfrentar a miséria no Brasil. Na época, ele atuou como ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA