Trump notifica Congresso para Brasil virar aliado extra-Otan

Assunto foi discutido em reunião de presidentes em março

11:59, 09 MaiSÃO PAULO ZBF
(ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, notificou ontem (8) o Congresso que pretende designar o Brasil como um aliado prioritário extra-Otan. "Estou tomando essa medida para reconhecer o recente comprometimento do Brasil em aumentar a cooperação militar com os Estados Unidos, e em reconhecimento do nosso próprio interesse nacional em intensificar nossa coordenação militar com o Brasil", informou um comunicado assinado por Trump. O republicano se reuniu em março com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em Washington, e já naquela época disse que tinha intenção de reconhecer o país como aliado preferencial.
    Como a declaração é unilateral, os Estados Unidos não precisam de aprovação de nenhum outro país para colocar o Brasil na lista.
    Caso a possibilidade se concretize, o Brasil entrará em um rol composto também por Israel, Argentina e Austrália. O status permitirá que o país se torne comprador preferencial de equipamentos militares dos EUA, participe de leilões no Pentágono e tenha prioridade em treinamentos militares com as forças norte-americanas. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en