Prefeito de Fortaleza promete 'investigação rígida' sobre desabamento

Até o momento, tragédia deixou ao menos um morto e 9 feridos

Prefeito de Fortaleza promete 'investigação rígida' sobre desabamento
Prefeito de Fortaleza promete 'investigação rígida' sobre desabamento (foto: EPA)
17:18, 15 OutSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - O prefeito da cidade de Fortaleza (CE), Roberto Cláudio, prestou solidariedade aos familiares e vítimas do desabamento do prédio Andrea e prometeu que os cidadãos terão uma "resposta clara a respeito das responsabilidades de pessoas envolvidas no acidente".

Até o momento, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, um óbito foi confirmado e ao menos nove pessoas foram resgatadas com vida, sendo um jovem de 20 anos e uma senhora de 60 anos. Cerca de 10 vítimas ainda estão desaparecidas.

De acordo com o prefeito, órgãos de fiscalização urbana não tinham nenhuma informação sobre obras em andamento no edifício.

Equipes de resgate e a Defesa Civil ainda trabalham no local com a ajuda de cães farejadores e drones, para a localização de pessoas soterradas. Ao todo, 11 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fazem o deslocamento de vítimas para o Instituto Doutor José Frota.

Segundo Cláudio, há equipes de psicólogos e assistentes sociais para apoio dos parentes das vítimas.

Governo estadual -

Em publicação no Facebook, o governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que determinou o uso de toda a força operacional do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, do Samu e de todos os órgãos estaduais que possam colaborar no socorro às vítimas do desabamento.

"Estava chegando a Brasília para cumprir agendas quando recebi essa lamentável notícia. Cancelei toda a agenda e estou retornando imediatamente para Fortaleza para acompanhar a operação de resgate. Além das ações efetivas das nossas forças de segurança, façamos uma corrente de oração para que as vidas sejam salvas", escreveu.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), por sua vez, afirmou ter sido notificado de que o prédio que desabou passaria por obras de manutenção.

Em entrevista à imprensa brasileira, o presidente do órgão, Emanuel Maia Mota, informou que o profissional responsável pela obra registrou, junto ao conselho, a necessária Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) - documento que define os responsáveis técnicos pelo empreendimento de engenharia, arquitetura e agronomia. (ANSA - Com informações da Agência Brasil)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en