Em Tóquio, Bolsonaro faz reunião com presidente da Ucrânia

Zelensky manifestou interesse de comprar aviões militares

Em Tóquio, Bolsonaro faz reunião com presidente da Ucrânia
Em Tóquio, Bolsonaro faz reunião com presidente da Ucrânia (foto: EPA)
12:49, 22 OutSÃO PAULO ZRS

(ANSA) - O presidente Jair Bolsonaro realizou nesta terça-feira (22) uma reunião com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelenski. O encontro foi em Tóquio e o comediante de 41 anos manifestou interesse em comprar aviões Super Tucano, utilizados em missões de ataque.

Segundo o jornal "Valor Econômico", citando o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, Zelensky ainda avaliou a possibilidade de também adquirir a aeronave KC-390, o maior cargueiro militar fabricado no Brasil. O encontro entre Bolsonaro e o presidente ucraniano teria durado cerca de 30 minutos.

Na única reunião bilateral realizada por Bolsonaro até o momento, Araújo revelou que o ucraniano manifestou admiração pelo brasileiro por conta do combate à corrupção e pelas reformas.

O comediante de 41 anos está envolvido diretamente no processo de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que é baseado em um telefonema no qual o republicano pede para Zelensky investigar um caso relacionado ao pré-candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, e cujo filho, Hunter, era conselheiro de uma empresa de gás na Ucrânia.

A suspeita é de que Trump tenha usado o poder do cargo para fazer um país estrangeiro prejudicar um adversário político interno.

Além de ter se encontrado com o presidente ucraniano, Bolsonaro já prestigiou a cerimônia de entronização do novo imperador Naruhito. A viagem do capitão reformado começou no sábado (19) e terá duração de 10 dias. O objetivo dela é buscar reforçar laços comerciais com parceiros do Leste da ásia e do Oriente Médio.

Bolsonaro está tendo compromissos no Japão e ainda passará por China, Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita.

Amanhã (23), está previsto para Bolsonaro participar de um banquete oferecido pelo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, para todos os presidentes. Ao longo do dia, o político de 64 anos terá uma reunião com dirigentes das principais empresas japonesas, como Toyota, Honda, Mitsubishi e Mitsui.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA