Bolsonaro inicia giro por países árabes

Presidente desembarcou neste sábado em Abu Dhabi

Jair Bolsonaro desembarcou neste sábado em Abu Dhabi
Jair Bolsonaro desembarcou neste sábado em Abu Dhabi (foto: EPA)
13:25, 26 OutSÃO PAULO ZBF

(ANSA) - O presidente Jair Bolsonaro chegou neste sábado (26) a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, como parte do giro internacional que incluiu também Japão e China.
   

De acordo com a agenda oficial, Bolsonaro deverá participar hoje de apenas uma cerimônia de oferenda de flores. Os compromissos com autoridades locais e empresários ocorrerão no domingo (27), com o objetivo de atrair investimentos, sobretudo no setor agropecuário e de infraestrutura.
   

Os Emirados Árabes Unidos são o segundo país árabe para o qual o Brasil mais exportou em 2019, com US$ 2,1 bilhões em vendas, atrás apenas da Arábia Saudita, com US$ 3,2 bilhões, segundo a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Bolsonaro vem tentando afastar polêmicas dos seus primeiros meses de governo e provar aos árabes e à China que está disponível para negócios.

Logo que tomou posse, o presidente sinalizou uma aproximação a Israel, anunciou que mudaria a embaixada brasileira de Tel Aviv - medida que desagradou aos árabes - e chegou a criticar a China, alegando que os chineses estavam "comprando o Brasil".

"Os países árabes também estão se alinhando a Israel. Os Estados Unidos são um catalisador positivo nisso aí. Mas a minha viagem não é política, é comercial", atenuou Bolsonaro.

Depois dos Emirados Árabes, Bolsonaro seguirá viagem para o Catar. O giro termina na quarta-feira (30), na Arábia Saudita.
    (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA