Órgão confirma Jovenel Moise como novo presidente do Haiti

Empresário obteve 55% dos votos na eleição de novembro passado

Empresário Jovenel Moise nunca ocupou um cargo público
Empresário Jovenel Moise nunca ocupou um cargo público (foto: EPA)
20:40, 04 JanPORTO PRÍNCIPE ZLR

(ANSA) - O Conselho Eleitoral Provisório do Haiti confirmou a vitória do empresário Jovenel Moise, que nunca ocupou um cargo público em sua vida, na disputa pela Presidência do país.

Segundo o órgão, Moise venceu a eleição de novembro passado com 55% dos votos, mesmo índice do resultado preliminar que havia sido divulgado poucos dias após o pleito. Seu adversário mais próximo, Jude Célestin, obteve cerca de 20%.

O Conselho Eleitoral disse também ter encontrado algumas irregularidades na votação de 20 de novembro, mas desmentiu acusações de fraude em massa para beneficiar Moise. De acordo com o órgão, os problemas não foram suficientes para alterar o resultado das urnas.

O empresário, que possui uma grande plantação de bananas no norte do Haiti, prometeu que seus cinco anos de mandato serão "produtivos". Apoiado pelo ex-presidente Michel Martelly, ele derrotou 26 adversários e evitou a realização de um segundo turno. No entanto, houve protestos nas ruas do país por conta das denúncias de fraude.

Inicialmente, a eleição ocorreu em 2015 e também foi vencida por Moise, mas a Justiça anulou o pleito após uma comissão especial ter constatado irregularidades para beneficiar o governista. Com isso, Martelly terminou seu mandato sem ter um sucessor, e o Haiti passou a ser comandado por um presidente interino.

Uma nova votação foi marcada para outubro de 2016, mas acabou adiada por conta da passagem do furacão Matthew. Moise deve tomar posse no próximo dia 7 de fevereiro. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA