Farc lançará partido político em setembro

Grupo guerrilheiro terá 10 membros no Congresso colombiano

Farc completaram entrega de armas no mês passado
Farc completaram entrega de armas no mês passado (foto: ANSA)
11:33, 25 JulBOGOTÁ ZBF

(ANSA) - O grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) vai se tornar oficialmente um partido político no próximo mês de setembro, quando divulgará seu programa eleitoral e anunciará o nome de seus membros no Congresso. O anúncio foi feito ontem (24) por Iván Márquez e Carlos Antonio Lozada, dirigentes das Farc, durante uma coletiva de imprensa.

"Justamente para isso que fizemos o acordo de paz e depusemos as armas: para entrar na política", disse Márquez.

As Farc pretendem realizar um congresso no fim de agosto para poder lançar em 1 de setembro sua plataforma política. Haverá um ato simbólico na Praça Bolívar, em Bogotá, para encerrar o ciclo de grupo guerrilheiro e oficializar o partido.

Pelo acordo de paz negociado com o governo colombiano, as Farc terão cinco representantes fixos no Senado e outros cinco na Câmara dos Representantes durante as próximas duas legislaturas, mesmo sem serem eleitos.

As eleições na Colômbia estão marcadas para maio de 2018, quando serão escolhidos novos parlamentares e um presidente. No mês passado, as Farc encerraram a fase de desarmamento, que faz parte do acordo de paz assinado em novembro de 2016, após quatro anos de negociações e de meio século de luta armada. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA