Farc mudam de nome e viram partido político na Colômbia

Ex-guerrilha manteve sigla, mas mudou significado

Farc mudam de nome e viram partido político na Colômbia
Farc mudam de nome e viram partido político na Colômbia (foto: ANSA)
15:00, 01 SetBOGOTÁ ZGT

(ANSA) - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram seu novo nome como partido político colombiano ao fim de uma semana de reuniões em Bogotá.

Agora, a nova legenda se chamará Força Alternativa Revolucionária do Comum, mantendo a sigla Farc, segundo informou o líder do grupo, Rodrigo 'Timochenko' Londono. A decisão foi tomada após votação entre a nova direção da sigla política.

No encontro de quatro dias, 1,2 mil delegados participaram e definiram qual será o futuro da sigla. Além disso, o grupo definiu quem serão os candidatos para as eleições presidenciais do ano que vem.

A nova bandeira da Farc é branca com uma rosa vermelha, que tem em seu meio uma estrela vermelha. A imagem foi usada por anos pelos guerrilheiros.

Papa na Colômbia

O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, deu detalhes nesta sexta sobre a visita do papa Francisco à Colômbia, que ocorre entre os dias 6 e 11 de setembro. A Santa Sé foi uma das entidades que ajudou a intermediar a negociação de paz entre as Farc e o governo colombiano de Juan Manuel Santos.

Ao ser questionado se Jorge Mario Bergoglio iria se encontrar com membros da ex-guerrilha, Burke destacou que "não há nada organizado, nem com as Farc, nem com o ELN [Exército da Libertação Nacional], nem com a oposição" na agenda em Bogotá.

No entanto, o representante destacou que haverá a presença de ex-guerrilheiros e de vítimas da longa guerra de mais de 50 anos na missa pela reconciliação nacional no Parque Las Malocas, em Villavicencio, que ocorre no dia 8 de setembro.

"O Papa quis fazer isso em um contexto litúrgico", explicou Burke ressaltando que, durante a celebração, serão ouvidos quatro testemunhos do conflito. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA