Iván Duque é eleito novo presidente da Colômbia

Candidato da direita promete rever acordo de paz com as Farc

Iván Duque é eleito novo presidente da Colômbia (foto: EPA)
16:56, 18 JunBOGOTÁ ZBF

(ANSA) - O ex-senador e candidato da direita Iván Duque foi eleito novo presidente da Colômbia, no segundo turno do pleito, disputado no domingo (17). Duque, que recebe apoio do ex-presidente Álvaro Uribe, conquistou 53,95% dos votos, contra 41,83% de seu adversário, Gustavo Petro, ex-guerrilheiro do M-19 e ex-prefeito de Bogotá.

Esta foi a primeira votação no país desde a conclusão do acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em 2016. O pleito foi marcado pela polarização entre Duque e Petro, que representavam ideologias e promessas opostas de governo. Foi a primeira vez que candidatos da esquerda e da direita se enfrentaram no segundo turno.

Geralmente, os favoritos são da direita e da centro-direita. Durante a campanha, Duque prometeu "rever o acordo" de paz com as Farc, negociado pelo atual presidente Juan Manuel Santos, que ganhou o prêmio Nobel da Paz. Ele considera que o acordo foi "generoso" demais com os ex-membros da guerrilha.

Duque, de 41 anos, assumirá no próximo dia 7 de agosto a Presidência da Colômbia e pegará nas mãos um país que está começando a sair de meio século de guerra civil. Além disso, o novo mandatário terá como desafio controlar a hiperinflação e lidar com a crise humanitária na vizinha Venezuela. 

"Uma nova geração chega para governar, com todos e para todos", disse Duque após a divulgação do resultado das eleições. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA