Colômbia entra oficialmente na OCDE como 37º país-membro

Nação é a 3º da Am. Latina no órgão, ao lado de México e Chile

Colômbia anunciou sua entrada oficial na OCDE
Colômbia anunciou sua entrada oficial na OCDE (foto: EPA)
09:19, 29 AbrBOGOTÁ ZGT

(ANSA) - A Colômbia se tornou oficialmente o 37º país-membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), informou o governo de Bogotá nesta quarta-feira (29).

"A partir de hoje, a Colômbia é um membro de direito pleno desta Organização que promove as boas práticas e gera recomendações técnicas em diferentes campos das políticas públicas que impacta na cooperação, no desenvolvimento, no crescimento e no bem-estar dos países", informou o Ministério das Relações Exteriores de Bogotá em comunicado.

A entrada oficial, ainda conforme a nota, foi possível graças ao "depósito oficial" do "instrumento de adesão" junto ao governo da França, o último passo do processo depois da revisão interna da Corte Constitucional e da aprovação do Congresso.

O secretário-geral do órgão, Ángel Gurría, afirmou que essa foi uma "conquista excepcional' do povo colombiano e que todos devem "ficar orgulhosos" pelo feito. Com isso, a Colômbia une-se ao México e ao Chile como as três nações da América Latina a participarem da OCDE.

O Brasil também deseja entrar na entidade, tendo feito o pedido formal em 2017, e o governo de Jair Bolsonaro tem trabalhado para que o país consiga a autorização. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA