'Amem sua pátria', diz Papa a jovens cubanos

Mensagem chega em meio à troca de poder no país caribenho

Papa Francisco durante visita a Cuba, em setembro de 2015
Papa Francisco durante visita a Cuba, em setembro de 2015 (foto: EPA)
10:27, 21 AbrCIDADE DO VATICANO ZLR

(ANSA) - Em meio à troca de poder em Cuba, o papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo pedindo para os jovens do país "amarem sua pátria".

O recado foi gravado por ocasião da reunião dos responsáveis pela pastoral juvenil cubana, realizada na última sexta-feira (20), em Havana, mas chegou um dia depois da posse de Miguel Díaz-Canel como presidente, encerrando quase 60 anos de dinastia Castro em Cuba.

"Bons patriotas, amem sua terra, amem sua pátria! Sejam generosos e abram seu coração ao Senhor", disse o Papa na mensagem à pastoral juvenil, que se reuniu em vista da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Panamá, em janeiro de 2019.

Além disso, haverá uma edição cubana do evento em Santiago. "Caros jovens, os encorajo a se apaixonar por Jesus e a ter um compromisso cada vez mais concreto com a Igreja, nesta Cuba concreta de hoje, sem medo de escutar o chamado de Deus", acrescentou.

Segundo Francisco, os jovens precisam continuar "construindo a Igreja cubana". "Os convido a seguir sempre em frente: olhem para frente, amem sua terra, amem Jesus, e que a Virgem os proteja", completou Jorge Bergoglio.

O Papa argentino já esteve duas vezes em Cuba: a primeira em setembro de 2015, antes de uma viagem aos Estados Unidos, e a segunda em fevereiro de 2016, para um encontro com o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo I. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA