Primeiro bebê com '3 pais' nasce no México

Criança tem DNA do pai, da mãe e de doadora

Nasce no México primeiro bebê com '3 pais'
Nasce no México primeiro bebê com '3 pais' (foto: Reprodução/Twitter/New Scientist)
17:17, 27 SetSÃO PAULO ZAR

(ANSA) - Um grupo de cientistas anunciou o nascimento do primeiro bebê com DNA de três pessoas, fruto de uma nova técnica de fertilização in vitro.
   

De acordo com a revista "New Scientist", a criança, batizada como Abrahim Hasan, tem cinco meses e nasceu no México, mas sob os cuidados da equipe do New Hope Fertility Center, de Nova York (EUA).
   

O novo procedimento para inseminação com DNA de três pessoas - do pai, da mãe e de uma doadora - é autorizado apenas no Reino Unido. No entanto, segundo o médico John Zhang, líder da equipe que realizou a fertilização, o México foi escolhido para o nascimento de Abrahim porque "não tem regras" a respeito dessa técnica.
   

O método é utilizado para prevenir as chamadas doenças mitocondriais passadas pelas mães e consiste em transferir o núcleo do óvulo de uma mulher portadora dessas patologias para o óvulo de uma doadora saudável, que depois será fertilizado pelo espermatozoide do pai. Contudo, a quantidade de genes transmitidos pela doadora é ínfima.
   

Os genitores do bebê são da Jordânia, porém foram até Nova York para engravidar, já que a mãe de Abrahim é portadora da síndrome de Leigh, distúrbio neurológico que afeta majoritariamente crianças e pode levá-las à morte. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA