México é afetado por forte terremoto

Magnitude do tremor foi de 6,8, segundo agência mexicana

México é afetado por forte terremoto (foto: EPA)
19:45, 19 SetCIDADE DO MÉXICO ZGT

(ANSA) - O México foi afetado por um forte terremoto na tarde desta terça-feira (19). Até o momento, há 115 mortes confirmadas.

Ao menos 26 pessoas morreram em Puebla e oito no Estado do México e 27 na Cidade do México. 

Já governo do estado de Morelos, no México, informou que ao menos 54 pessoas morreram por causa do sismo. O estado fica próximo ao epicentro do tremor, em Puebla.

O presidente do país, Enrique Peña Nieto, confirmou que 27 prédios e construções na capital do país, na Cidade do México, desabaram.

De acordo com o Centro Sismológico Nacional do México, o tremor foi de 6,8 graus na escala Richter à oeste de Chiautla de Tapia, no estado de Puebla, próximo à Cidade do México. Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o tremor foi de 7,1 graus.

No dia 8 de setembro, diversos estados mexicanos registraram o pior terremoto desde 1932. O sismo de 8,2 graus causou quase 100 mortos nos estados de Oaxaca, Chiapas e Tabasco.

E nesta terça, centenas de pessoas relembraram os 32 anos do maior terremoto que atingiu a capital do país. Em 1985, um tremor de 8 graus de magnitude destruiu a capital e deixou mais de 10 mil mortos.

Terremoto ocorreu em dia de treinamento antissísmico

O forte terremoto que atingiu o México nesta terça-feira (19) ocorreu no mesmo dia em que a capital do país fazia um mega exercício antissísmico, como uma das ações para lembrar os 32 anos do tremor de 1985.

O tremor real ocorreu menos de uma hora depois do fim da simulação feita pelas autoridades com diversas corporações do país. Além da Cidade do México, o tremor foi sentido em Oaxaca, um dos três estados mais devastados pelo tremor do dia 8 de setembro.

Nas redes sociais, é possível ver que diversos prédios menores desabaram na capital, mas não há ainda informações sobre possíveis vítimas. (ANSA) 

Trump lamenta terremoto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou nesta terça-feira (19) o terremoto que atingiu o México.

"Deus abençoe o povo da Cidade do México. Nós estamos com vocês e estaremos lá por vocês", escreveu no Twitter.

No terremoto do dia 8 de setembro, o republicano demorou quase uma semana para se manifestar pelo sismo. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA