Às vésperas de eleição, México vive 'obradormania'

Andrés López Obrador é favorito para vencer a disputa

Andrés López Obrador é o favorito para vencer eleições no México
Andrés López Obrador é o favorito para vencer eleições no México (foto: ANSA)
19:33, 29 JunCIDADE DO MÉXICO ZLR

(ANSA) - A previsível vitória do esquerdista Andrés López Obrador nas eleições presidenciais do próximo domingo (1º) desatou uma verdadeira "obradormania" no México, incluindo a venda de todo tipo de parafernália com sua imagem.

Obrador, que prometeu combater com energia a "máfia do poder", serve de inspiração para camisetas, meias, vinhos, gorros, pins e até bonecos de pano. No popular site Mercado Livre, camisetas com a frase "Todoskis com Amlosky", que faz trocadilho com as iniciais do candidato e as acusações sobre um suposto apoio russo, saem como "pão quente".

Também há máscaras de lutador com seu rosto, guarda-chuvas, cintos, carteiras, bolsas, ponchos e mochilas. Yeidckol Polevnsky, presidente do Movimento Regeneração Nacional (Morena), partido de Obrador, criou até uma página chamada "amlovers.mx", com o lema "Vista a esperança, seja parte da mudança" e na qual aparecem desenhos coloridos inspirados no político de 64 anos.

"Eu AMLO México" e "É uma honra estar com Obrador" são algumas das frases estampadas nas roupas, aludindo a bordões de sua campanha. Sharon Flores, historiadora da arte na Universidade Iberoamericana, é a autora dos desenhos originais de camisetas vendidas na página do Facebook "Pejetines" por 199 pesos (cerca de R$ 40).

O nome "Peje" aparece em muitos desenhos por ser o apelido do candidato, inspirado em um peixe comestível muito peculiar chamado "pejelagarto", originário do estado de Tabasco, terra natal do líder nas pesquisas para a Presidência.

A marca López Obrador já era usada havia vários anos, mas ganhou impulso nos últimos meses, sobretudo em Tabasco. Comerciantes informais costumam integrar a caravana habitual de Obrador em suas viagens pelo país, para vender uma ampla gama de artigos inspirados em sua imagem, de canetas a DVDs. Em alguns mercados, é possível encontrar velas com a imagem de Obrador e a legenda "A esperança do México" por 35 pesos (R$ 8).

O candidato, adepto do linguajar religioso em seus discursos, com frases como "construiremos o reino da Justiça", é venerado como um santo por seus seguidores mais fiéis em aldeias distantes que nunca haviam recebido um presidenciável.

A "moda política" tem poucos precedentes no México, mas Obrador suscita fortes emoções em um país ávido por líderes. Sobretudo, "El Peje" mostrou uma grande conexão com os "millennials", embora seja um homem de 64 anos, por causa de suas mensagens "antissistema". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA