Trump liga para Obrador e diz acreditar em 'boa relação'

Líder de esquerda foi eleito presidente do México

Andrés López Obrador tomará posse no dia 1º de dezembro
Andrés López Obrador tomará posse no dia 1º de dezembro (foto: ANSA)
19:55, 02 JulWASHINGTON ZLR

(ANSA) - Recém-eleito presidente do México, o esquerdista Andrés López Obrador teve nesta segunda-feira (2) uma conversa de meia hora com o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump.

O telefonema foi anunciado pelo próprio magnata republicano, que disse acreditar que os dois terão "uma boa relação", apesar de suas diferenças ideológicas e das várias polêmicas que afastam os dois países desde o início da "era Trump".

Durante a conversa, Trump e Obrador falaram sobre o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), que o presidente dos EUA deseja renegociar, e cogitaram firmar um pacto bilateral separadamente.

Além disso, Obrador informou no Twitter que propôs a criação de "projetos de desenvolvimento que gerem empregos no México e, com isso, reduzam a migração e melhorem a segurança". "Houve um trato respeitoso, e nossos representantes dialogarão", afirmou o líder do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), eleito no último domingo (1º), com mais de 53% dos votos.

Obrador tomará posse em 1º de dezembro e já indicou que não pretende ter uma postura hostil em relação a Washington. "Nós não vamos nunca faltar com o respeito aos Estados Unidos, porque queremos que nos respeitem, que possa haver amizade e cooperação para o desenvolvimento", disse o esquerdista logo após sua vitória.

México e EUA mantêm as piores relações em várias décadas devido à intenção de Trump de erguer um muro na fronteira e fazer o país vizinho pagar pela obra. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA