Paraguai quer reunião do Mercosul para debater Venezuela

Assunção pediu ao bloco que convoque cúpula extraordinária

Paraguai quer reunião do Mercosul para debater Venezuela
Paraguai quer reunião do Mercosul para debater Venezuela (foto: EPA)
10:37, 27 MaiCARACAS ZSG

(ANSA) - O governo do Paraguai solicitou ao Uruguai, que preside temporariamente o Mercosul, uma reunião extraordinária dos chanceleres do bloco para avaliar o panorama atual da Venezuela, onde a tensão entre oposição e governistas vem aumentando nos últimos dias.
   
O ministro de Relações Exteriores paraguaio, Eladio Loizaga, quer debater a aplicação do Protocolo de Ushuaia, que prevê a suspensão de um país do bloco caso exista ruptura diplomática.
   
O próprio Paraguai foi suspenso do bloco após o afastamento do então presidente Fernando Lugo em 2012. Com a ausência do país, os demais países do bloco aprovaram a entrada de Caracas, travada pelo Senado paraguaio.
   
Após os chanceleres de Argentina, Chile e Uruguai, pedirem o diálogo entre a oposição e o governo de Caracas, Loizaga disse que o Mercosul precisa se reunir "para tomar uma posição".
   
"O Paraguai tem sido muito claro nas posições que têm assumido e este é um passo importante. O presidente [Horário Cartes] nos deu instruções precisas para fazer essa convocatória", concluiu, em conversa com jornalistas. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA