Paraguai tem protestos e bloqueio da Ponte da Amizade

Manifestantes pedem a saída do presidente Mario Abdo Benítez

Paraguai tem protestos e bloqueio da Ponte da Amizade
Paraguai tem protestos e bloqueio da Ponte da Amizade (foto: EPA)
19:35, 14 AgoSÃO PAULO ZBF

(ANSA) - Manifestantes fizeram bloqueios nesta quarta-feira (14) em Ciudad del Este, na fronteira com o Brasil, em protesto contra o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, e o acordo enérgico de Itaipu. O trânsito na Ponte Internacional da Amizade, entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, foi bloqueado por volta das 11h e liberado pouco depois das 12h.
   

Os protestos ocorreram pela manhã, e os manifestantes chegaram a entrar em confronto com a polícia, que usou gás lacrimogêneo e balas de borracha. Além de bloquearem o acesso à Ponte da Amizade, manifestantes também ocuparam parcialmente o centro de Ciudad del Este.
   

Os protestos pedem o impeachment do presidente, do vice Hugo Velázquez, e a renúncia do ministro da Fazenda, Benigno López devido a um acordo com o Brasil no qual o Paraguai se comprometia a corrigir um desequilíbrio praticado há anos pelo país, que se aproveita da energia excedente da usina e paga menos pela eletricidade gerada em Itaipu. Os três políticos têm sido acusados pela oposição de traição à pátria por supostamente terem escondido informações sobre as negociações do acordo com o Brasil. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA