'Segunda Machu Picchu', Kuelap inaugura teleférico

Passeio custa cerca de US$ 6 e percorre 32km em 20 minutos

'Segunda Machu Picchu', Kuelap inaugura teleférico (foto: Mincetur Perú)
13:28, 11 MarLIMA ZAR

(ANSA) - Um novo sistema de teleférico inaugurado neste mês permite um acesso mais fácil e eficaz à fortaleza peruana de Kuelap, principal legado arquitetônico da cidade de Chachapoyas, popularmente conhecida como "a segunda Machu Picchu".  

O novo teleférico conecta o sítio arqueológico ao distrito de Nuevo Tingo, também localizado na província de Luya. Este novo transporte alternativo percorre 32 km em 20 minutos, um percurso que anteriormente durava 90 minutos. A taxa de serviço é de aproximadamente US$ 6.

"O sistema teleférico de Kuelap é um impulso para o desenvolvimento do turismo, além de propiciar a criação e melhoramento dos empreendimentos turísticos e outros relacionados a atividade turística", afirmou o ministro de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Eduardo Ferreyros, no dia de sua posse.

Inicialmente, o teleférico opera com 26 cabines com capacidade para oito passageiros cada um. Entre as atrações que podem ser vista durante o passeio estão a cachoeira de Gocta, uma das mais altas do mundo com 771 metros, e os sarcófagos de Carajia, esculturas de mais de dois metros de altura.  

A fortaleza peruana foi construída por volta do século 11 pela Chachapoyas nos Andes, nordeste do Peru. O conjunto arquitetônico de Kuelap se estende por quase 600 metros, delimitado por um muro de quase 20 metros de altura.

Em sua arquitetura interior há espaços administrativos para atividades religiosas e cerimoniais. Além disso, contém 505 quartos distribuídos em vários níveis da área, 198 outros edificios que juntos totalizam 700 estruturas.

A cidade também tem um sofisticado sistema de estradas e esgostos de águas pluviais através de canais que funcionam em todo o complexo. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA