Oposição lança novo pedido de impeachment de Kuczynski

Essa é a 2ª moção de destituição do líder em menos de três meses

Oposição lança novo pedido de impeachment de Kuczynski
Oposição lança novo pedido de impeachment de Kuczynski (foto: EPA)
19:41, 09 MarSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - Deputados da oposição peruana apresentaram nesta quinta-feira (8) uma moção para destituir o presidente Pedro Pablo Kuczynski.

De acordo com os legisladores, o mandatário não possui "capacidade moral" para governar, devido às suas supostas ligações com a empreiteira brasileira Odebrecht.

Na semana passada, o ex-dirigente da empresa no Peru Jorge Barata revelou que, em 2011, a companhia repassara US$ 300 mil para o financiamento de campanha de Kuczynski.

Esse é o segundo pedido de impeachment em menos de três meses contra o presidente. O primeiro havia sido apresentado em dezembro, mas acabou rejeitado pelo Parlamento.

Logo em seguida, Kuczynski concedeu indulto a Alberto Fujimori, condenado a 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade e cuja família faz oposição ao atual presidente.

A moção, assinada por 30 deputados, também recebeu apoio da filha de Alberto, Keiko Fujimori. "Diante desta situação tão complexa, com sérios questionamentos contra o presidente da República, acredito que ele deve se afastar", disse.

Por sua vez, a primeira-ministra do Peru, Mercedes Aráoz, questionou o novo pedido, pois acredita que a oposição está "agindo por vingança e revanche", segundo o jornal "El Comercio".

O "caso Odebrecht" no Peru é um dos maiores dentro da América Latina. A empreiteira, inclusive, admitiu o repasse de US$ 4,8 milhões à Westfield Capital - empresa cujo proprietário é Kuczynski. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA