Mulher de Mujica será a nova vice-presidente do Uruguai

Lucia Topolansky assume posto devido à renúncia de Raúl Sendic

Mulher de Mujica será a nova vice-presidente do Uruguai
Mulher de Mujica será a nova vice-presidente do Uruguai (foto: ANSA)
11:09, 11 SetSÃO PAULO ZBF

(ANSA) - Ex-guerrilheira e esposa do ex-presidente uruguaio José Mujica, Lucia Topolansky assumirá a vice-presidência do Uruguai após a renúncia de Raúl Sendic, que deixou o cargo no último sábado (9).

Aos 72 anos, Topolansky é senadora pelo partido governista Frente Ampla e assumirá o posto de vice-presidente por ter sido a segunda senadora mais votada da coligação na última eleição.

Segundo a Constituição uruguaia, quem deveria ocupar a função seria Mujica, por ter sido o senador mais votado no último pleito. No entanto, o ex-presidente está inabilitado de assumir o cargo, pois no país não possui reeleição. Com isso, sua esposa passou a ser a primeira da lista.

Raúl Sendic enviou no último sábado (9) um pedido de renúncia ao presidente do Uruguai, Tabaré Vasquez. Sendic é acusado de ter usado um cartão corporativo par apagar despesas pessoais.

Segundo a imprensa uruguaia, Sendic utilizou o cartão para comprar produtos eletrônicos, roupas e móveis. Apesar da atitude, nenhum processo criminal foi aberto contra o ex-vice-presidente.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA