Venezuela proíbe exibição de série de TV sobre Hugo Chávez

'El Comandante' deveria ter primeiro episódio exibido hoje

Venezuela proíbe exibição de série de TV sobre Hugo Chávez
Venezuela proíbe exibição de série de TV sobre Hugo Chávez (foto: Ansa)
20:55, 31 JanCARACAS ZGT

(ANSA) - A Comissão Nacional para as Telecomunicações da Venezuela (Conatel) vetou nesta terça-feira (31) que a série televisiva "El Comandante - La vida secreta de Chávez" seja transmitida por qualquer emissora do país.

Em comunicado oficial, a Conatel declarou que a série "constitui um atentado contra o gigantesco legado que Hugo Chávez deixou e por isso sua difusão é ilegal".

Na noite desta segunda-feira (30), o canal "RCN'" transmitiu a premiere da série, mas a Conatel bloqueou o sinal da emissora durante a exibição e pediu para que os cidadãos denunciassem qualquer difusão "pirata" do programa.

A "El Comandante", que tem 60 capítulos, é produzida pela Sony e tem previsão de estreia para diversos países da América Latina para a noite desta terça. No Brasil, a série deve estrear no início de março e será transmitida pelo canal "TNT".

O programa promete mostrar os bastidores do poder desde quando o ex-presidente venceu as primeiras eleições em Miraflores, em 1999, até à Presidência do país e recebeu críticas tanto de governistas como de opositores.

Nicolás Maduro disse que a série "é um verdadeiro lixo" e que está pronto para fazer uma "verdadeira batalha" contra "as mentiras criminosas" que vão afetar a memória do ex-presidente, "de um homem gigante como Hugo Chávez". Ele ainda prometeu fazer uma série do governo sobre "El Comandante".

Já os opositores temem que a série possa "reforçar" a imagem de "semideus" tida por Chávez. Ao ser divulgado o primeiro trailer da série, em outubro do ano passado, muitos políticos anti-chavistas criticaram a publicação por "idolatrar um homem que destruiu o país". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA