Maduro vence eleições municipais sem a presença da oposição

Líder ameaçou impedir que oposição dispute Presidência em 2018

Maduro vence eleições municipais sem a presença da oposição (foto: EPA)
07:36, 11 DezCARACAS ZGT

(ANSA) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, informou que o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) venceu em "300 das 335 prefeituras" disputadas nas eleições municipais deste domingo (10).

O resultado do pleito, que não contou com a presença da oposição que acusou o processo de ser "fraudulento", ainda não foi oficializado em sua totalidade pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Segundo o último boletim divulgado pela entidade na madrugada desta segunda-feira (11), o PSUV havia conquistado 41 das 42 cidades que já contabilizaram seus votos.

Em discurso no fim da noite deste domingo, Maduro comemorou a "grande vitória" de sua sigla e afirmou que "os partidos que não participaram dos votos, não poderão mais fazer isso e desaparecerão do mapa político".

O mandatário ainda prometeu que irá "excluir" os partidos liderados pelos principais opositores venezuelanos, Leopoldo López e Henrique Capriles, das eleições presidenciais do ano que vem. Caso isso ocorra, a crise política no país pode se agravar ainda mais.

Ao todo, de acordo com o CNE, 47,32% dos venezuelanos foram às urnas neste domingo, 10% a menos do que o registado nas últimas eleições. Em números totais, pouco mais de 9,1 milhões de pessoas votaram. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA