Venezuela e Espanha retomam relações diplomáticas

Diplomatas de ambos os países foram expulsos em janeiro

Venezuela e Espanha retomam relações diplomáticas
Venezuela e Espanha retomam relações diplomáticas (foto: EPA)
22:19, 19 AbrCARACAS ZLR

(ANSA) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quarta-feira (18) o restabelecimento das relações diplomáticas com a Espanha.

"Anunciamos a decisão de restabelecer relações, normalizá-las, com a base do respeito, do diálogo, da comunicação, da via diplomática", disse.

Em um vídeo publicado no Facebook, Maduro também declarou o retorno a seus postos dos embaixadores dos países como um marco "do respeito mútuo e do direito internacional".

Em janeiro, o presidente venezuelano havia expulsado o representante espanhol no país, Jesús Fernández, após receber sanções da União Europeia por conta de supostos abusos dos direitos humanos.

Na época, Caracas acusou a Espanha de promover "contínuas agressões e repetidas interferências nos assuntos internos do país". Em resposta, Madri anunciou a expulsão do diplomata venezuelano Mario Isea, declarando-o como "persona non grata".

Mas agora o mandatário da Venezuela disse que Fernández é "bem-vindo" ao país e que espera que haja "uma melhora nas relações" entre as duas nações.

Maduro também apontou para um firmamento dos laços com a União Europeia. "Espero que, com a Espanha e com a União Europeia, possamos seguir avançando em entendimento e cooperação mútuos." (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA