Almoço de luxo de Maduro na Turquia gera polêmica

Presidente foi criticado por 'ostentar' enquanto país vive crise

Almoço de luxo de Maduro na Turquia gera polêmica
Almoço de luxo de Maduro na Turquia gera polêmica (foto: ANSA)
16:42, 18 SetCARACAS ZCC

(ANSA) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi flagrado almoçando em um dos restaurantes mais caros de Istambul, na Turquia, ao mesmo tempo em que os venezuelanos enfrentam uma complexa crise econômica e social, marcada por uma escassez de alimentos.

O episódio gerou uma polêmica no país sul-americano e, na tentativa de aliviar as críticas, o mandatário afirmou que foi ao restaurante do famoso chef turco Nusret Gokce, apelidado de "Salt Bae", por convite.

"Fizemos uma parada em Istambul, onde recebi um convite para visitar o centro histórico e almoçar com algumas autoridades", disse ele durante entrevista a uma emissora de rádio e TV.
   

A visita de Maduro ao restaurante do chef turco, conhecido por sua maneira de preparar carne, foi transmitida em vários vídeos nas redes sociais. Nas gravações, o líder venezuelano é visto acompanhado pela primeira-dama, Cilia Flores.
   

"Isso acontece só uma vez na vida, certo?", disse Maduro, enquanto acompanhava Gokce a cortar o bife para servi-lo.
   

Em uma outra publicação, o presidente da Venezuela é visto fumando um charuto tirado de uma embalagem que tem uma placa com seu próprio nome e, em outra, ele aparece abraçando Salt Bae.
   

O banquete de Maduro e sua esposa foi considerado "um escárnio" por vários líderes da oposição venezuelana. "Este é um escárnio para todos os venezuelanos, um governo que nos manda apertar o cinto enquanto o presidente usa recursos estatais e vive uma vida de luxos", disse o deputado Ángel Alvarado, líder do partido "Primero Justicia".

Por sua vez, o opositor Julio Borges, ex-líder do Congresso, ressaltou que "enquanto os venezuelanos sofrem e morrem de fome, Nicolás Maduro e Cilia desfrutam de um dos restaurantes mais caros do mundo, tudo com dinheiro roubado do povo venezuelano", escreveu em sua conta no Twitter.

O episódio também gerou o compartilhamento de imagens satíricas em que reproduz Gokce fazendo sua pose com o sal acima de uma criança totalmente esquelética.

A passagem de Maduro pela Turquia ocorreu depois de sua viagem à China, onde ele se encontrou com o seu homólogo chinês, XI Jinping. No entanto, a visita ao restaurante de luxo surge em uma altura em que a Venezuela enfrenta uma grave crise, na qual a população tem passado fome. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA