'A Grande Beleza' é premiado em festival em São Paulo

Filme de Paolo Sorrentino foi escolhido com 60% dos votos

Em
Em "A Grande Beleza", Toni Servillo vive o escritor Jap Gambardella (foto: ANSA)
11:52, 11 DezSÃO PAULO Lucas Rizzi

(ANSA) - Com 60% dos votos do público, o filme "A Grande Beleza" (La Grande Bellezza) foi eleito o melhor longa do 9° Festival de Cinema Italiano do Brasil, realizado entre os dias 18 de novembro e 5 de dezembro na cidade de São Paulo.
    A premiação aconteceu na noite de segunda-feira (9) no Reserva Cultural, onde a obra foi exibida novamente. "Estou feliz e surpreso de ter recebido esse prêmio e agradeço ao público por ter votado no filme", disse o diretor Paolo Sorrentino em uma carta enviada à organização do evento.
    Escolhida para representar a Itália no Oscar, a produção retrata as reflexões do escritor Jap Gambardella (Toni Servillo), que após atingir o sucesso com o romance "O Aparelho Humano", não conclui mais nenhum livro e passa a viver em meio ao luxo e às festas da alta sociedade. Mas ao encontrar um amor da juventude, ele decide tentar dar um novo rumo para sua existência e voltar a escrever.
    No último sábado (7), o longa também foi agraciado com os prêmios de melhor filme, ator e diretor no European Film Awards, promovido pela Academia de Cinema Europeu. Segundo Marcelo de Souza, representante da distribuidora Mares Filmes, a obra vai estrear no circuito comercial brasileiro em 20 de dezembro. "'A Grande Beleza' vai ser um grande concorrente no Oscar e no Globo de Ouro", acrescentou.
    Apesar de estar em sua nona edição, essa foi apenas a quinta vez que o festival realizou a premiação. Em 2012, o escolhido foi "Eu e Você" (Io e Te), de Bernardo Bertolucci. Neste ano, a mostra reuniu 13 produções cinematográficas contemporâneas da Itália. "O cinema moderno italiano não é muito conhecido no Brasil. E por meio do cinema conhecemos outros povos, ele fortalece o sentimento recíproco entre as nações", afirmou Edoardo Pollastri, presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam), promotora do evento.

 

(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en