Consumo de chá cai no Reino Unido, afirma pesquisa

Tradição nacional está em risco com o aumento de outras bebidas

Consumo de chá no Reino Unido está diminuindo nos últimos anos
Consumo de chá no Reino Unido está diminuindo nos últimos anos (foto: Wikimedia Commons)
20:33, 05 AgoPor Alessandro Carlini LONDRES ZAR

(ANSA) - Há alguns anos, os britânicos estavam dispostos a fazer uma pausa na correria do dia a dia para tomarem uma boa xícara de chá. No entanto, ao observar os dados sobre o consumo da bebida no país, atualmente não se pode dizer o mesmo.
    Segundo um estudo da companhia de pesquisas Mintel, entre 2010 e 2015, a quantidade de chá vendida no Reino Unido sofreu uma queda de 22%, passando de 97 milhões de quilos para 76 milhões. Foi constatado que os britânicos estão preferindo cada vez mais café, infusões e bebidas naturais.
    E este cenário só tende a piorar, já que o chá será visto cada vez menos: estima-se que, até 2020, o consumo ficará por volta dos 68,7 milhões de quilos por ano. Entre as principais causas deste fenômeno, está a difusão de uma certa "consciência de saúde" entre os britânicos, que, agora, preferem chás de ervas purificantes e relaxantes em relação aos velhos sachês de chá preto.
    Esta última é a categoria mais afetada. As vendas do "black tea" em sachês caíram 13% em apenas dois anos, de 2012 a 2014. As "novas" bebidas, no entanto, estão em um crescimento rápido - como o chá verde, com um aumento de 50% no consumo, e os chás de ervas naturais, com um crescimento de 31%.
    Mas a "consciência de saúde" não é a única explicação para essa tendência. Os gostos dos britânicos mudaram, principalmente por causa dos "foodies", apaixonados por boa comida que sempre procuram pratos e bebidas originais. E quem trabalha nos escritórios de Londres também opta, há tempos, por café, cappuccino e café com leite, tomados rapidamente na frente do computador e não saboreados durante uma pausa, como o chá.
    Além disso, as vendas de biscoitos, que geralmente são consumidos com o produto símbolo do Reino Unido, também estão caindo drasticamente. "O medo do excesso de açúcar contribuiu para a queda do consumo de tortas e biscoitos, perfeitos com o chá", afirmou uma das analistas da Mintel, Emma Clifford. (ANSA)

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