Controle de peso ajuda a prevenir câncer, diz médico

Segundo especialista, a dieta mediterrânea é a melhor opção

Controle de peso ajuda a prevenir câncer, diz médico
Controle de peso ajuda a prevenir câncer, diz médico (foto: Ansa)
18:27, 14 AgoMILÃO ZLR

(ANSA) - O médico Massimo Vincenzi, da Associação Italiana de Dieta e Nutrição Clínica (ADI), afirmou que "o controle de peso ajuda a prevenir a maioria dos tipos de câncer", durante o evento "Dieta e Tumores", organizado na Expo Milão 2015 pelo Ministério da Saúde da Itália.
    Vincenzi salientou que estar acima do peso contribui para um maior risco de câncer no trato digestivo e na próstata nos homens, e nos seios e no útero nas mulheres. Ele acrescentou que o peso é controlado "através de uma dieta saudável e atividades físicas regulares que, junto à abstenção do tabaco, constituem três fatores preventivos 'controláveis', contra os 'não controláveis', que são a idade e a predisposição hereditária". Vincenzi afirmou que a dieta mediterrânea "é a melhor aliada para a prevenção e uma herança mundial que deve ser preservada".
    O especialista disse que em dietas "extremas, hoje muito difundidas", como as que eliminam glúten ou produtos derivados de animais, até leite e ovo (sem a presença de patologias como a doença celíaca ou intolerância), pode-se concluir que não há "nenhuma comida que seja absolutamente perigosa, e também nenhuma que seja miraculosa". "Nós devemos comer um pouco de tudo, com foco em massas, arroz, frutas, vegetais, peixe e preferencialmente carne branca, enquanto limitamos a carne vermelha a meio quilo por semana e sobretudo o sal, que está por trás do câncer de estômago". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA