Cantor italiano Paolo Conte completa 80 anos

Músico é conhecido pelo seu estilo de vida "provinciano"

Cantor italiano Paolo Conte completa 80 anos (foto: ANSA)
20:40, 06 JanROMA ZLR

(ANSA) - O cantor, compositor e instrumentista Paolo Conte completou 80 anos nesta sexta-feira (6). O aniversário do grande poeta da música italiana ocorre no mesmo dia do de Adriano Celentano, intérprete de um de seus maiores sucessos, "Azzurro".

Conte também é desenhista, trabalhou como advogado e é pianista de jazz por formação. Nascido em Asti, no dia 6 de janeiro de 1937, ele é conhecido por compor canções de amor e sobre sua terra natal. Considerado um dos compositores italianos mais apaixonados e inovadores, Conte sempre manteve a vida "de província": simples, reservada e sem muito glamour.

"Estou cheio de juventude", disse o astro à ANSA após assoprar as 80 velinhas. O músico comemorou seu octogésimo aniversário com um jantar privado em Asti. "Não é pose. Aliás, frequentemente as acusações de 'ser provinciano' me fazem sorrir. Mas eu sempre expliquei: olhem como a soma de tudo na província é uma passarela de personagens bem desenhados, por isso se torna bastante fácil escrever e individualizar certas figuras", afirmou em uma entrevista.

Entre suas canções mais emblemáticas estão "Genova per noi", "Via con me", "Una giornata al mare" e "Azzurro". Os "personagens" de suas canções são geralmente solitários, apaixonados desiludidos e portadores de uma masculinidade antiga.

E no fim das contas, a melancolia e solidão de seus versos refletem um pouco de sua personalidade, "[Meus personagens] são como meu espelho. Eu sou, sim, solitário, não gosto da vida social, não gosto de multidões, cultivo poucos amigos e vivo longe das metrópoles. Talvez eu esteja me protegendo", admite Conte. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA