Casa Fiat de Cultura terá palestra sobre Gabriele D'Annunzio

Evento em Belo Horizonte faz parte da série "Quartas Italianas"

O escritor, poeta e dramaturgo italiano Gabriele D'Annunzio (foto: Wikicommons)
17:28, 13 MarSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - O expoente mais emblemático do decadentismo italiano, Gabriele D'Annunzio (1863-1938), será tema da palestra que abrirá a nova edição das "Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura", em Belo Horizonte (MG), no dia 15 de março, às 19h30.

Riccardo Cassoli, especialista em literatura italiana e professor da Fundação Torino Escola Internacional, apresenta, na palestra "Gabriele D'Annunzio: um expoente da literatura que norteou a sociedade italiana dos séculos 19 e 20", como os estereótipos criados pelo dramaturgo se tornaram um modelo imitado em todos os campos da vida nacional.

A conferência, que será em italiano com tradução simultânea, terá entrada gratuita, mas sujeita à lotação do espaço (250 lugares). Essa é a quinta edição do programa "Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura", que, desde 2015, apresenta palestras gratuitas de especialistas em arte, história, música e literatura italiana.

Até hoje, quase 2 mil pessoas participaram da iniciativa. "Por meio da parceria entre cultura e educação, buscamos tornar mais acessível o conhecimento sobre relevantes temáticas e importantes artistas que fazem parte da cultura italiana, mas que influenciaram o pensamento e o contexto artístico mundiais", diz o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira.

Além de saber mais sobre o impacto da obra de D'Annunzio na sociedade europeia dos séculos 19 e 20, o público também conhecerá outros temas essenciais da história italiana, como o Fascismo, com o professor de filosofia Giuseppe Ferraro, e o Futurismo, com o especialista em história da arte Luciano Sepulveda.

As "Quartas Italianas" são uma parceria da Casa Fiat com a Fundação Torino e o Consulado Italiano em Belo Horizonte e contam com apoio do Ministério da Cultura. A palestra começará às 19h30, no endereço Praça da Liberdade, número 10, quarto andar. Mais informações estão disponíveis no site www.casafiatdecultura.com.br. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en