Campinas receberá Mostra de Cinema Italiano pela 1º vez

Evento acontecerá entre os próximos dias 6 e 13 de abril

'Fogo no Mar' será um dos destaques da Mostra de Cinema Italiano
'Fogo no Mar' será um dos destaques da Mostra de Cinema Italiano (foto: ANSA)
12:39, 15 MarSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - Entre os dias 6 e 13 de abril de 2017, a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, sediará pela primeira vez a Mostra de Cinema Italiano, que exibirá 20 filmes do país da bota.

O evento deve contar com a presença de nomes de destaque da "sétima arte" na Itália, como o diretor Francesco Bruni e o ator e produtor Francesco Siciliano, que estão praticamente confirmados. A programação inclui filmes como "Le Verità" ("As verdades", em tradução livre), do cineasta Giuseppe Alessio Nuzzo, que fará em Campinas sua estreia mundial.

Outro destaque é "Fogo no Mar", vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, indicado ao Oscar de melhor documentário e que fala sobre a ilha italiana de Lampedusa, uma das principais portas de entrada para imigrantes clandestinos na Europa.

Ao todo, serão 17 produções contemporâneas, além de três obras do diretor Elio Petri, morto em 1982. A iniciativa nasceu no ano passado, durante uma visita à Itália do secretário de Cultura de Campinas, Ney Carrasco, que teve como objetivo promover uma aproximação entre o município paulista e o país europeu.

"O Ministério da Cultura da Itália propôs que sediássemos essa mostra, e essa é nossa primeira ação dessa parceria", afirmou Carrasco, em entrevista à ANSA. A seleção dos filmes foi feita pelo Istituto Luce Cinecittà, principal agência de promoção do cinema italiano e ligado ao governo.

Com exceção da retrospectiva de Elio Petri, as obras respeitam o recorte da contemporaneidade. As exibições serão realizadas em diversos locais da cidade, como o Top CinePlex do Shopping Prado Boulevard, o Convention Bureau, a Unicamp, a PUC-Campinas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Esamc, a Associação VIVI Brasil e a Società Italiana Lavoro e Progresso.

Além disso, haverá debates com estudantes e professores nos centros universitários que participam da mostra, cuja programação completa está disponível no site oficial do evento. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA