Viúva de García Márquez doa 3 mil obras da coleção do marido

A relação inclui exemplares em mais de 40 idiomas

García Márquez foi um dos principais nomes do
García Márquez foi um dos principais nomes do "Realismo Mágico". (foto: ANSA)
19:44, 17 MaiBOGOTÁ ZLR

(ANSA) - Mercedes Barcha, viúva do escritor colombiano Gabriel García Márquez, doou 3 mil exemplares da coleção particular do marido ao Banco da República da Colômbia.

"A doação corresponde a um total de 1.102 edições de suas novelas, contos, crônicas, guias, obras jornalísticas, discursos e ensaios", diz um comunicado da instituição.

As obras estão em 43 idiomas diferentes, como italiano, farsi, búlgaro e croata. Dentre os livros estão "O amor nos tempos do cólera" e "Memórias de minhas putas tristes".

Os exemplares serão enviados ao acervo da Sala de Livros Raros e Manuscritos da Biblioteca Luis Ángel Arango. Além disso, a biblioteca do Banco da República será rebatizada como "Gabriel García Márquez".

Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, "Gabo", como é conhecido, foi um dos principais nomes do "Realismo Mágico", movimento literário latino-americano em que elementos fantásticos aparecem dentro de um contexto real.

Dentre suas obras mais conhecidas estão "Cem anos de solidão", "Relato de um náufrago" e "Crônica de uma morte anunciada". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA