Fotógrafo negro assina capa de Vogue pela 1ª vez

Com Rihanna, edição britânica terá primeira mulher negra na capa

A estrela da capa, a cantora Beyoncé, foi a responsável pela escolha do fotógrafo Tyler Mitchell (foto: Tyler Mitchell/ Divulgação/ Vogue)
12:04, 10 AgoNOVA YORK ZFD

(ANSA) - Um fotógrafo negro será o responsável pela imagem de capa da Vogue norte-americana pela primeira vez em 126 anos de história da revista. Tyler Mitchell, de 23 anos, assinará a "September Issue", ou edição de setembro, a mais importante e volumosa do ano. Mitchell já era fotógrafo da editora Condé Nast, que publica a Vogue, e ganhou notoriedade quando profissionais mais experientes e famosos da casa, como Bruce Weber e Mario Testino, saíram de cena por envolvimento em escândalos de assédio sexual, denunciados pelo movimento #MeToo.

A estrela da capa, a cantora Beyoncé, foi a responsável pela escolha do profissional. "É importante que eu ajude a abrir portas para artistas mais jovens", afirmou a norte-americana, que recebeu da editora Anna Wintour o controle total sobre a edição, o que acontece pela primeira vez na história da revista.

"Quando eu comecei, há 21 anos, disseram que seria difícil estampar capas de revistas porque pessoas negras não vendem. Claramente, foi provado que isso é um mito", contou a cantora, que também tem sua própria matéria na edição.

A cantora revela as dificuldades que teve depois da sua primeira gravidez, o parto cesariano de emergência e o sobrepeso (ela diz que "pesava 100 quilos"). Fala, também, sobre aceitação do corpo, família e sobre o show que fez no festival Coachella.

A Vogue do Reino Unido também dará passos importantes em setembro. A edição terá a cantora Rihanna como capa, a primeira mulher negra na história a ocupar a primeira página da publicação. A edição italiana da revista, por outro lado, teve a iniciativa mais cedo. Em 2008, a editora Franca Sozzani fez um número "all black", somente com modelos negras, como Naomi Campbell, Liya Kebede, Sessilee Lopez e Jourdan Dunn. A edição contou com mais de cem páginas assinadas pelo fotógrafo Steven Meisel. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA