Café de Ruanda vence o 3º Prêmio Internacional Ernesto Illy

Especialistas julgaram 9 finalistas para escolher vencedor

Café de Ruanda vence o 3º Prêmio Internacional Ernesto Illy
Café de Ruanda vence o 3º Prêmio Internacional Ernesto Illy (foto: Reprodução)
22:36, 08 OutSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - Uma equipe de especialistas escolheu o café originário de Ruanda como vencedor do prêmio "Best of the Best", na terceira edição do Prêmio Internacional Ernesto Illy, que reconhece os produtores de café que alcançaram excelência na qualidade do grão e na sustentabilidade da produção.

No evento, organizado pela empresa italiana illycaffé, o café selecionado foi o da Estação de Lavagem de Café Ngororero, representada por Philotée Muzika.
   

Além disso, o café de Ruanda também recebeu o prêmio "Coffee Lovers' Choice", ao ganhar na votação entre os consumidores, por meio de sessões de degustação às cegas nas lojas illy pelo mundo. Pela primeira vez na história do Prêmio, ambas as honras foram concedidas a um único lote de café.
   

Entre os competidores havia nove países, sendo Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Índia, Nicarágua e Ruanda. Cada nação contou com três produtores participantes no evento.
   

Antes dos anúncios, a illycaffè revelou os vencedores de cada país. Entre os brasileiros, o vencedor foi Raimundo Dimas Santana, produtor das Matas de Minas. Maria D'Aparecida Vilela Brito, do Sul de Minas, e Ângelo Nascimento, do Cerrado Mineiro, ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugares.
   

Na noite da cerimônia, que ocorreu no último dia 4 de outubro, os 27 cafeicultores e os países de origem foram homenageados durante a festa de gala da premiação, no Rainbow Room do Rockefeller Center, que foi conduzida pelo apresentador norte-americano Ted Allen.

O prêmio recebe o nome de Ernesto Illy em homenagem ao líder da segunda geração da illycaffè. A empresa italiana foi fundada na cidade de Trieste, na Itália, em 1933, e é uma marca de café global, com grãos provenientes de nove países fornecedores, sendo o Brasil o principal deles.

Acordo comercial entre illycaffè e JAB

Nesta segunda-feira (8), na Itália, a illycaffè e JAB, por meio de sua plataforma JDE, anunciaram um acordo comercial de licenciamento para a produção e distribuição de cápsulas de café de alumínio da marca illy, que será disponibilizado no mercado global no primeiro semestre de 2019.
   

"Este acordo reflete nossa missão: agradar os amantes da qualidade de vida no mundo todo com o melhor café que a natureza pode oferecer, reforçado por práticas sustentáveis e tecnologias, além da beleza das artes. Encontramos na JAB a parceira certa para esse novo negócio", diz Massimiliano Pogliani, CEO da illycaffè.
   

Segundo Fabien Simon, CEO da JDE, a empresa está satisfeita e honrada por "firmar essa parceria estratégica com a illy, uma líder global na área de café premium". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA