Filme inspirado em livro de Saviano recebe prêmio em Berlim

Urso de Ouro ficou com longa que critica política de Israel

Filme inspirado em livro de Saviano recebe prêmio em Berlim (foto: EPA)
20:16, 16 FevROMA ZCC

(ANSA) - O filme italiano "La Paranza dei Bambini", inspirado no livro homônimo do jornalista Roberto Saviano, recebeu neste sábado (16) o prêmio de melhor roteiro da 69ª edição do Festival de Cinema de Berlim.
   

O longa conta a história de um grupo de jovens envolvidos com a máfia que foi investigado nos últimos anos pelos fiscais italianos Henry Woodstock e Francesco De Falco, e que tinha como objetivo conquistar Nápoles.
   

"Dedico este prêmio às ONGs que salvam vidas no Mediterrâneo", disse Saviano, que também é roteirista do longa, ressaltando que "contar a verdade em nosso país tornou-se muito complicado".
   

Já o diretor de "La Paranza dei Bambini", Claudio Giovannesi, aproveitou seu discurso para criticar o governo italiano. "Queremos dedicar este prêmio ao nosso país na esperança de que arte, cultura e educação sejam novamente uma prioridade para a Itália".
   

A vitória é um aceno à trajetória do jornalista italiano que desde 2006 vive sob escolta policial, principalmente por suas investigações sobre o grupo mafioso Camorra.

O drama "Synonymes", dirigido pelo israelense Nadav Lapid, por sua vez, foi premiado com o Urso de Ouro do Festival de Berlim, enquanto que "Grâce à Dieu", do francês François Ozon, ficou com o Grande Prêmio Especial do júri.

O principal vencedor narra a história de um jovem que abandona o Exército de Israel por discordar da política de seu país e vai para a França, onde é acolhido por um casal em Paris.

Já "Grâce à Dieu" ficou com o segundo principal prêmio por denunciar crimes de pedofilia cometidos por um padre. O Urso de Prata de melhor curta-metragem foi entregue ao filme argentino "Blue Boy", de Manuel Abramovich. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en