Leonardo da Vinci fez um retrato de Maquiavel?

Essa é a hipótese sugerida por especialistas franceses

Suposto retrato de Nicolau Maquiavel no Castelo de Valençay, na França
Suposto retrato de Nicolau Maquiavel no Castelo de Valençay, na França (foto: Divulgação)
21:37, 29 OutPARIS ZLR

(ANSA) - Especialistas do Castelo de Valençay, no Vale do Loire, na França, dizem ter achado um suposto retrato do filósofo Nicolau Maquiavel (1469-1527) que pode ter sido pintado por Leonardo da Vinci (1452-1519).

O pequeno quadro de 55x42 centímetros foi encontrado na coleção do museu, antiga residência do príncipe Charles-Maurice de Talleyrand-Périgord (1754-1838), no primeiro semestre de 2019.

A obra não é assinada e mostra um homem calvo e de barba. A suspeita de que seria um retrato de Maquiavel realizado por Leonardo ganhou força graças a um documento datado de 1874 que menciona uma pintura do filósofo feita pelo gênio renascentista.

"Eu pedi para um concierge embalar e colocar na ferrovia uma caixa contendo uma pintura (Maquiavel por Leonardo da Vinci)", diz o papel, segundo a AFP. A diretora dos arquivos locais, Anne Gérardot, afirmou à agência que o documento não é suficiente para atribuir o quadro a Leonardo.

"Pode ter sido uma mudança gradual de suposição para afirmação", declarou. Já a responsável pelo castelo, Sylvie Giroux, disse que uma autoria do gênio "não é impossível". O quadro será submetido a testes de alta tecnologia para saber se ele foi realmente pintado por Leonardo.

Para Gérardot, a figura retratada também é mais semelhante ao filósofo francês Michel de Montaigne (1533-1592), que não foi contemporâneo do pintor toscano, do que a Maquiavel.

Por outro lado, se a hipótese for confirmada, seria uma prova de que Leonardo e Maquiavel se encontraram pessoalmente. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA