São Paulo faz 466 anos e ganha mostra sobre Leonardo de presente

Exposição interativa fica em cartaz até 22 de março

Foto de uma edição anterior da mostra 'Da Vinci Experience'
Foto de uma edição anterior da mostra 'Da Vinci Experience' (foto: Divulgação)
23:28, 24 JanSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - A cidade de São Paulo, que completa 466 anos de existência neste sábado (25), ganhou de presente uma exposição gratuita dedicada ao gênio renascentista Leonardo da Vinci (1452-1519).

Chamada "Da Vinci Experience", a mostra faz parte do calendário de eventos pelos 500 anos da morte do artista e é promovida pela empresa italiana de energia Enel, pelo Consulado-Geral da Itália em São Paulo e pela Embaixada em Brasília.

Entre 25 de janeiro e 22 de março, a exposição apresentará no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, a trajetória de uma das mentes mais brilhantes da história das artes.

A mostra é dividida em quatro núcleos: Sala das Máquinas, Área "Self", Realidade Virtual e Sala Imersiva. Os espaços interativos levam o público a mergulhar no universo criativo de Leonardo por meio de diferentes linguagens.

Na Sala das Máquinas, o visitante pode ver 10 reproduções de projetos desenvolvidos pelo gênio, como uma asa-delta e uma espécie de paraquedas. Na Área "Self", o público pode entrar nas molduras e se tornar parte de obras icônicas do artista, incluindo a Mona Lisa.

O núcleo de realidade virtual oferece a oportunidade de interagir com invenções de Leonardo, controlando tanques blindados e até experimentando uma simulação de voo em sua asa-delta. Já a Sala Imersiva exibe centenas de imagens digitalizadas e vídeos em alta definição.

A exposição "Da Vinci Experience" foi concebida em colaboração com o Museo Leonardiano de Vinci, na Itália, e já passou por Milão, Florença, Treviso, Lima, Santiago e Bogotá.

Em entrevista à ANSA na cerimônia de inauguração da mostra, nesta sexta-feira (24), o cônsul-geral italiano em São Paulo, Filippo La Rosa, disse que a exposição é um "presente" da Itália aos cidadãos de São Paulo pelos 466 anos da cidade.

"É uma mostra muito bela e simbólica, porque a Itália é beleza, inovação, indústria, e aqui dentro tem tudo isso", declarou. Já Nicola Cotugno, country manager da Enel no Brasil, afirmou em seu discurso que Leonardo é um estímulo para "reinventar e evoluir".

A exposição também deve passar pelo Rio de Janeiro.

Serviço: Exposição Da Vinci Experience e suas invenções

Período: de 25 de janeiro a 22 de março

Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras - Parque Ibirapuera

Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº- Portões 1 e 3)

Horários: quarta a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)

Entrada gratuita (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA