Casa onde García Márquez escreveu 'Cem anos de solidão' vira centro cultural

Imóvel no México foi residência do escritor entre 1965 e 1967

'Cem anos de solidão' é a obra-prima de Gabriel García Márquez
'Cem anos de solidão' é a obra-prima de Gabriel García Márquez (foto: ANSA)
13:59, 20 FevCIDADE DO MÉXICO ZLR

(ANSA) - A casa onde o prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez (1927-2014) escreveu "Cem anos de solidão", sua obra-prima, será convertida em um espaço de promoção da leitura.

O imóvel fica no bairro San Ángel Inn, zona sul da Cidade do México, e foi alugado por "Gabo" entre 1965 e 1967, logo após seu desembarque no país. A adaptação da casa ficará a cargo da Fundação para as Letras Mexicanas (FLM), que recebeu a residência como doação de Laura Coudurier, filha do antigo senhorio de García Márquez, Luis Coudurier.

Certa vez ,o proprietário, então funcionário da prefeitura, ligou para Mercedes Barcha, esposa de Gabo, para cobrar o pagamento de aluguéis atrasados. Barcha disse que não tinha dinheiro porque seu marido estava escrevendo um romance, mas prometeu quitar a dívida assim que ele terminasse o livro, dali a nove meses.

"Sua palavra me basta", respondeu Coudurier, rechaçando qualquer garantia para o pagamento. A casa tem 260 metros quadrados, três quartos e dois banheiros e mantém as mesmas características de quando García Márquez e sua família moravam ali.

Na época, Gabo havia renunciado a suas tarefas de editor e redator publicitário para se dedicar integralmente àquele que se tornaria um dos mais celebrados romances latino-americanos de todos os tempos.

As atividades da futura "Casa-Estúdio Gabriel García Márquez" serão coordenadas pelo tradutor e crítico literário Geney Beltrán, com apoio do escritor Juan Villoro. O local será um "espaço de incentivo à criação e de encontro para a reflexão e o diálogo sobre temas relevantes da literatura universal", segundo a FLM. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA