Festival de Veneza reunirá diretores de mostras europeias

Evento acontecerá entre os dias 2 e 12 de setembro

Alberto Barbera (direita), diretor do Festival de Veneza
Alberto Barbera (direita), diretor do Festival de Veneza (foto: ANSA)
13:18, 28 AgoVENEZA ZLR

(ANSA) - A cerimônia de abertura da 77ª edição do Festival de Veneza, em 2 de setembro, reunirá os diretores artísticos de outras sete mostras cinematográficas da Europa, incluindo Cannes e Berlim, em sinal de solidariedade aos eventos que foram cancelados em função da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a Bienal de Veneza, estarão presentes no evento Carlo Chatrian (Berlim), Thierry Frémaux (Cannes), Lili Hinstin (Locarno), Vanja Kaludjercic (Roterdã), Karel Och (Karlovy Vary), José Luis Rebordinos (San Sebastián) e Tricia Tuttle (Londres).

Ao lado do diretor do Festival de Veneza, Alberto Barbera, eles pretendem "reiterar a importância da arte cinematográfica, em solidariedade à indústria do cinema mundial, duramente atingida pela pandemia, e aos colegas forçados a cancelar ou adiar seus festivais", de acordo com um comunicado da bienal.

"Ao longo da cerimônia, os oito diretores subirão no palco para ler um documento compartilhado que reafirma o valor irrevogável do cinema, além do papel e da importância dos festivais no apoio e na promoção do cinema em todo o mundo", diz a nota.

A Mostra de Veneza será o primeiro grande festival de cinema no mundo após a eclosão da pandemia e acontece entre os dias 2 e 12 de setembro. (ANSA) 

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA