Amatriciana, carbonara e 'fettuccine Alfredo' são marcas da gastronomia do Lácio

Fettuccine Alfredo típico da região do Lácio
Fettuccine Alfredo típico da região do Lácio (foto: Ansa)
16:39, 09 FevLácio zbf

(ANSA) – O Lácio é uma região histórica da Itália, na qual a cidade de Roma foi fundada e cresceu até se tornar capital do Império Romano.

Na cidade cosmopolita, é possível encontrar diversas opções de restaurantes com variados pratos locais. Desde pizzarias a grandes tratorias comandadas por chefs italianos.

O “spaghetti all´amatriciana”, um macarrão criado por pastores próximos da cidade de Amatrice, é um dos pratos mais procurados pelos turistas, assim como as alcachofras cultivadas em Viterbo e Latina que deram origem ao tradicional “carciofi alla romana”.

 

•CARCIOFI ALLA ROMANA•

Uma publicação compartilhada por Ally e Tone Chefs ???????????? (@totonnosfood) em

Nas colinas Albani, é possível encontrar pratos famosos como o “abbacchio’, preparado com carne de cordeiro, e a “porchetta”, típico em quase toda a Itália central.

Mas um restaurante ganhou fama particular em Roma: por seu “fettuccine Alfredo”, criado pelo chef Alfredo Di Lelio, que costumava preparar o prato diante dos clientes, com manteiga e parmesão, em um ritual que utilizava talheres de ouro.

Em uma passagem pelo Lácio, não deixe de provar ainda o “spaghetti alla carbonara” (pasta longa com “guanciale”, a bochecha de porco, ovos e queijo pecorino), e o tonnarelli cacio e pepe.

* Informações contidas no livro "Itália: Para Comer e Beber Bem", lançado em 2017 por Gerardo Landulfo e Juscelino Pereira.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en