O apimentado paladar gastronômico da Calábria

Peperoncino Festival
Peperoncino Festival (foto: Ansa)
16:06, 09 MarCalábria zbf

ANSA) – Localizada no extremo sul da Itália, entre as regiões de Basilicata, Puglia e Campânia, está a Calábria, com mais de 15 mil km² de extensão e 2 milhões de habitantes. Seu território é composto principalmente por praias - com 800km de costa marítima - e por uma vasta vegetação.

O paladar dos calabreses é diverso. Mas o principal ingrediente é o "peperoncino", a pimenta vermelha. O povo local consome a pimenta todos dias, seja crua, cozida, como tempero, etc.

Eles acreditam que o ingrediente os representa muito bem, tanto que o utilizam como um "talismã", em forma de chaveiro, e até como medicamento, já que o peperoncino possui alto teor de vitamina C.

A Calábria possui, inclusive, uma festa em homenagem ao ingrediente: o "Peperoncino Festival", que acontece na cidade de Diamante durante o mês de setembro e conta com mostras de arte, música e gastronomia.

Além da pimenta vermelha, o cardápio típico também é composto por lingüiça, queijos, cebola roxa, peixes e frutas cítricas.

O "involtini di melanzane" é um dos pratos principais da região. As fatias de berinjela fritas no azeite, posteriormente enroladas com queijo Cacciocavalo (também típico da região) e salame Sopressata são servidas com molho de tomate.

Já a "pasta con la 'nduja", uma massa seca longa, como espaguete, ou curta, como o rigatoni, é feita com cebolas picadas e " 'nduja": um patê de carnes apimentado.

Por sua vez, o "pesce spada alla ghiotta", ou seja, pedaços de peixe-espada com recheio de migalhas de pão, alcaparras, pó de pimenta vermelha, azeitona e salsinhas, são preparados na panela, sempre com molho de tomate.

Outro prato típico com peixe é o "tonno alla calabrese", cujo nome já diz tudo sobre a tradição. Essa posta de atum empanada é cozida ao vinho branco com aliche, tomates e pimenta vermelha.

E, para os amantes de doces, há o "tartufo di pizzo" – um sorvete artesanal em forma de trufa com recheio de chocolate*.

* Informações contidas no livro "Itália: Para Comer e Beber Bem", lançado em 2017 por Gerardo Landulfo e Juscelino Pereira.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en