(ANSA) - George e Amal Clooney afirmaram nesta segunda-feira (31) que planejam ajudar cerca de três mil crianças sírias refugiadas a irem para escola neste ano no Líbano. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), há 200 mil menores fora do sistema de ensino no país.
"Milhares de jovens refugiados sírios estão em risco: o risco de nunca ser parte produtiva da sociedade. A educação formal pode ajudar a mudar isso", disseram Amal e Clooney em comunicado.
A educação das crianças será financiada por meio de uma associação de US$ 2,25 milhões anunciada pela "The Clooney Foudation for Justice" em parceria com o Google, além de um subsídio de tecnologia de US$1 milhão da companhia HP.
A associação junto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Ministério da Educação do Líbano têm o objetivo de abrir sete escolas públicas para educar crianças que não estão matriculadas em instituições de ensino.
Além disso, segundo o casal, a ideia é apoiar um programa piloto de ferramentas tecnológicas nesses centros para crianças sírias refugiadas e libaneses. "Não queremos perder uma geração inteira porque tiveram o azar de ter nascido no lugar errado, no momento errado", acrescentaram.
O Líbano é um dos países que abriga mais de um milhão de refugiados sírios, incluindo quase 500 mil crianças. (ANSA)
Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA