Ave símbolo do México corre risco de extinção

Governo criará centro para preservação da espécie

Ave símbolo do México corre risco de extinção
Ave símbolo do México corre risco de extinção (foto: Ansa)
17:23, 15 FevCIDADE DO MÉXICO ZAR

(ANSA) - O governo mexicano anunciou um plano para proteger a águia real, ave símbolo que aparece na bandeira e no escudo do México, que corre risco de extinção.
   

A iniciativa será feita com a colaboração dos ministérios da Defesa Nacional e de Meio Ambiente e Recursos Naturais do México, e tem o objetivo de criar um centro nacional de controle e proteção da espécie, cuja construção custará cerca de US$ 700 mil.
   

A estrutura, que ficará localizada no Colégio Militar, terá duas jaulas de 684 metros quadrados para que as aves desta espécie sejam mantidas em cativeiro.
   

O anúncio foi realizado pelo secretário de Defesa Nacional, Salvador Cienfuegos, e pelo ministro Rafael Pacchiano, que entregaram duas águias recuperadas nos estados mexicanos de Chihuahua e Vera Cruz. As duas se somam com outras quatro espécies encontradas em 2016.
   

A águia real é considerada um "símbolo da liberdade" e as autoridades afirmam que assumiram um "compromisso institucional" para protegê-las. De acordo com especialistas, a ave sobrevoa o país desde 10 milhões de anos atrás.
   

Segundo a ONG "Espaços Naturais", "a águia real viu nascer cada um de nossos povos originários". Desde 2013, a entidade conta com um programa para promover a recuperação desta espécie ameaçada de extinção devido a sua captura ilegal.
   

"Trabalhamos em conjunto realizando, em paralelo, ações de monitoramento, de conservação, de educação e de difusão para garantir sua conservação ao longo prazo", ressalta a Ong.
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA