Aos 600 anos, morre a árvore mais velha dos EUA

Carvalho ficava em cemitério de igreja na cidade de Bernards

Árvore mais antiga dos Estados Unidos tinha 30 metros de altura
Árvore mais antiga dos Estados Unidos tinha 30 metros de altura (foto: Wikicommons)
19:31, 25 AbrBERNARDS ZLR

(ANSA) - Os moradores da pequena cidade de Bernards, no estado norte-americano de Nova Jersey, choram a morte de um de seus habitantes mais ilustres, um carvalho que era considerado a árvore mais antiga dos Estados Unidos.

Com 600 anos de existência, a planta tinha mais que o dobro da idade de seu próprio país, fundado no dia 4 de julho de 1776, 240 anos atrás. A árvore ficava no cemitério de uma igreja presbiteriana na cidade e foi declarada morta após ter passado dois anos sem dar novas folhas.

A operação de remoção começou na última segunda-feira (24), sob os olhares de curiosos, e deve ser concluída nesta quarta (26). O carvalho tinha 30,48 metros de altura, 5,48 de circunferência e ramos que chegavam a quatro metros de comprimento. Diz a lenda que George Washington fez um piquenique sob sua copa.

Considerada ponto de referência para a comunidade local, a árvore deixou um herdeiro: um carvalho nascido da antiga planta, que agora ocupa o vazio deixado no cemitério e consola os moradores de Bernards. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA