Liberação do uso recreativo da maconha começa a valer na Califórnia

Medida foi aprovada em votação em novembro de 2016

First shop dedicated to the sale of cannabis cuttings in Italy
First shop dedicated to the sale of cannabis cuttings in Italy (foto: ANSA)
11:44, 01 JanLOS ANGELES ZGT

(ANSA) - A partir de hoje, 1º de janeiro, o uso recreativo da maconha está liberado na Califórnia, nos Estados Unidos, após a população aprovar a liberação em votação em novembro de 2016.

Com isso, o estado - que já liberava o uso medicinal da cannabis -, se une a um crescente número de cidades e estados norte-americanos que liberam o consumo e a produção caseira da maconha.

Entre as regras, há uma similaridade com aquela do álcool na questão da idade, sendo que apenas maiores de 21 anos podem fazer o uso, e cada pessoa poderá cultivar até seis plantas da erva em sua residência. A posse é limitada a cerca de 28,3 gramas por pessoas.

No entanto, para quem quiser comprar a cannabis de maneira legal, a situação ainda será um pouco complicada. O estado concedeu a autorização de venda para apenas 90 negócios, até o momento, e não há pontos de comércio em Los Angeles. Mas, especialistas acreditam que nos próximos anos a venda da maconha legalizada gere até US$ 7 bilhões em faturamento.

Além da Califórnia, na votação de novembro de 2016, o uso recreativo foi aprovado também em Nevada, Maine e Massachussets.

Já Flórida, Arkansas, Montana e Dakota do Norte liberaram apenas o uso medicinal da erva. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA