Corrente do Golfo é fonte de zinco e ferro, diz estudo

Correnteza tem outras funções além da climática

Vista do Atlântico Norte
Vista do Atlântico Norte (foto: Ansa)
18:14, 06 JulROMA ZLR

(ANSA) - Além de seus efeitos climáticos, a Corrente do Golfo tem outra função fundamental: transportar ferro e zinco.

A descoberta foi realizada pelos geógrafos e químicos do Politécnico de Zurique, Tim Conway e Gregory de Souza, e aparece em uma publicação desta semana da revista "Nature".

O ferro e o zinco são vitais para as algas azuis, que graças a sua capacidade de produzir oxigênio tornam possível a vida nos ambientes mais inóspitos, como águas muito quentes das fontes geotérmicas ou as geladas dos polos.

Até então, os cientistas achavam que a única fonte importante de ferro para as correntes do Atlântico Norte era o Deserto do Saara. Agora, no entanto, foram identificadas "bolsas de água" ricas em ferro e que têm a aparência de vórtices.

Mas, de acordo com os pesquisadores, a descoberta foi acidental e aconteceu através da análise de alguns dados recolhidos durante uma expedição científica na costa da América do Norte até as Bermudas.

Em uma área próxima à Corrente do Golfo, os investigadores notaram altas concentrações de ferro perto da superfície do Atlântico Norte, geralmente pobre desse mineral. Eles perceberam que o barco, por casualidade, havia levantado uma amostra de um desses vórtices.

A Corrente do Golfo foi descoberta por Benjamin Franklin, em 1785. Na época, ele se perguntou por que alguns barcos levavam mais tempo para chegar da colônia norte-americana à Inglaterra do que outros, detectando a presença desse fluxo de água em movimento dentro do Atlântico Norte.

A circulação dessa corrente assegura à Europa um clima quente para a latitude em que se encontra. Também determina em boa parte a flora e fauna marinhas dos lugares pelos quais passa - por exemplo, os artrópodes e cefalópodes são mais abundantes na costa da Galícia que na do País Basco, onde a influência da corrente é menor. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA