Aécio usou celulares de laranjas para fazer ligações, diz PF

Aparelhos foram apreendidos em maio, no apartamento do tucano

Aécio usou celulares de laranjas para fazer ligações, diz PF
Aécio usou celulares de laranjas para fazer ligações, diz PF (foto: EPA)
21:30, 29 NovSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - Um relatório da Polícia Federal (PF) divulgado nesta quarta-feira (29) aponta que o senador Aécio Neves (PSDB/MG) teria utilizado celulares "descartáveis" com linhas telefônicas registradas em nome de laranjas para fazer ligações sigilosas.

A conclusão ocorre depois da análise de objetos e documentos apreendidos no dia 18 de maio no apartamento do senador no Rio de Janeiro durante a operação Patmos. Na ocasião, a PF afirma que apreendeu dois celulares "cujas linhas telefônicas estavam habilitadas em nomes de supostos laranjas, razão pela qual, oportunamente, podem apresentar relevância maior para a investigação".

Além disso, as autoridades destacaram que "tratam-se de aparelhos telefônicos simples/ descartáveis normalmente utilizados para conversas ponto-a-ponto (análogo a uma rede fechada) com pessoas determinadas/restritas de modo a evitar eventuais vazamentos do número utilizado na ligação, visando a maximização do sigilo das ligações".

A informação foi divulgada pela Globo News. Ainda de acordo com o documento divulgado hoje, para descobrir a identidade dos proprietários das duas linhas móveis, os policiais tiveram que solicitar dados às operadoras TIM e Vivo que, por sua vez, informaram que os aparelhos Nokia e LG estavam em nome de "Laércio de Oliveira", que é um agricultor no cultivo de café no interior de Minas Gerais, e "Mitil Ilchaer Silva Durao", montador de andaimes do Espírito Santo.

Com isso, a perícia aponta que a habilitação das linhas pode ter acontecido sem o consentimento dos proprietários, uma vez que se tratam de pessoas simples, que "em tese não pertencem ao convívio social". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA