Julgamento de Lula 'passa na frente' de 7 ações da Lava Jato

Outros casos que já estavam no TRF-4 estão em espera

Julgamento de Lula 'passa na frente' de 7 ações da Lava Jato
Julgamento de Lula 'passa na frente' de 7 ações da Lava Jato (foto: ANSA)
14:24, 08 JanSÃO PAULO ZBF

(ANSA) - O julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o caso do triplex no Guarujá, marcado para dia 24 de janeiro, passou "à frente" de outros sete processos da Lava Jato iniciados antes da ação contra o petista.
   

De acordo com uma reportagem publicada hoje (8) pelo jornal "Folha de S.Paulo", o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, deixou sete ações pendentes cujos recursos chegaram antes à corte do que o de Lula. Todos estão sob cuidado do juiz revisor Leandro Paulsen, responsável por pautar e estabelecer as datas dos julgamentos. O magistrado não é obrigado a cumprir um cronograma e diz que os processos andam baseados em cada complexidade.
   

No caso de Lula, o recurso começou a tramitar no TRF-4 em 23 de agosto do ano passado. Foi o processo da Lava Jato que mais rápido chegou ao tribunal depois da condenação, após 42 dias. Neste momento, o processo está na 2ª instância.

O ex-presidente foi condenado em julho a 9 anos e cinco meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro pelo juiz Sergio Moro.

Lula foi acusado de receber vantagens da empreiteira OAS, como um apartamento no Guarujá. Moro não ordenou a prisão imediata de Lula, e as partes recorreram.

Com isso, o caso foi enviado ao TRF da 4ª região, em Porto Alegre, que é a segunda instância da Justiça Federal. Caso a condenação de Lula seja confirmada no dia 24, o petista ficará inelegível.

 

Entre as ações que estão na fila e aguardam julgamento no TRF-4, estão uma do empresário Marcelo Odebrecht, e outras de Antônio Palocci, Renato Duque, Sérgio Cabral e José Dirceu. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA